IMG_20210625_110236_edited.jpg

Olá, meu nome é Ana Cardoso. 

 

Cresci apaixonada por pets, quadrinhos, filmes de animação e cultura pop. Um dia, juntei tudo isso na minha vida e resolvi me graduar em Artes Visuais pela UFMG. Foi em 2014, o ano em que comecei a me tornar ilustradora e quadrinista.

Como ilustradora infanto-juvenil,  estão os títulos,  "Olhos de Jabuticaba" (2015), "Carol Cabelos de Caracol" (2019), ambos para a Editora Cora, "Maria Preta" para editora Viajante do Tempo, "Betha a Bailarina Pretinha" para o selo Carneirinho, coordenado pela filosofa Djamila Ribeiro, entre outras obras. 

Como trabalhos autorais, publiquei os quadrinhos We Pet (2015)  e Quando Você Foi Embora (2018). Com este último, fui indicada ao Prêmio HQMIX — na categoria Artista Revelação — e à conhecida premiação de cultura pop Cubo de Ouro. ​

Fundei, com outros artistas de Belo Horizonte, o Estúdio Black Ink, uma escola que realizou nosso sonho de oferecer aulas de Artes Visuais acessíveis e que respeitassem a diversidade do público dos nossos tempos.

Já tive trabalhos publicitários encomendados por grandes empresas como:

  • Banco Itaú;

  • Construtora Novo Lar;

  • Telecine

  • Fanta

  • Unimed e outros.

Participei da exposição Cabimento, que ficou em cartaz no Centro Cultural da UFMG (2016) e Inarredáveis, na Casa Fiat de Cultura (2018).

Nesse mesmo ano, também fiz parte da equipe de coordenação do FIQ — Festival Internacional de Quadrinhos. Ministrei, ainda, oficinas de artes para crianças e adolescentes nos projetos FIQ Jovem e Brincando com Arte na Bushidô Produções.

Quer me propor um projeto legal?

Quem sabe a gente não marca um cafezinho...